O centro de especialidades odontológicas de um município mineiro na visão dos gestores e dos profissionais

Deise Torres Almonde, Suely Maria Rodrigues, Sueli Siqueira, Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Resumo


Visando ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, em marco de 2004, o Ministério da Saúde instituiu a Politica Nacional de Saúde Bucal, criando o Programa Brasil Sorridente. No intuito de aumentar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados, foi implantado em diversos municípios brasileiros os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), uma das frentes de atuação deste programa.

Descrever o processo de implantação e gestão do CEO de um município mineiro na visão dos gestores e identificar características do processo de trabalho nesse CEO na percepção dos cirurgiões-dentistas atuantes.

Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, utilizando abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram três gestores de saúde bucal, envolvidos diretamente com o CEO do município em estudo, desde o seu processo de implantação ate a gestão em exercício no momento da coleta de dados (o coordenador de Saúde Bucal do município no período de 2004-2005, responsável pela elaboração do projeto e pela solicitação da implantação ao Ministério da Saúde; o coordenador de Saúde Bucal do município responsável pela implantação e pela gestão, no período de 2005-2008, e o gestor em exercício, coordenador das atividades realizadas entre 2009-2010), e sete cirurgiões-dentistas, funcionários do CEO, sendo um representante de cada uma das especialidades ofertadas (periodontia, endodontia, cirurgia, odontopediatria, prótese, estomatologia e pacientes especiais). Os dados foram coletados por meio de entrevistas conduzidas com base num roteiro semiestruturado e analisados segundo a técnica da “Analise de Conteúdo”.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gerais de Saúde Pública do SUS/MG