Revista Gerais ; Saúde Pública ; Produção Científica

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Gerais: Revista de Saúde Pública do SUS/MG?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A submissão de textos é feita apenas online1, pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Toda submissão de texto à Revista de Saúde Pública do SUS/MG está condicionada ao atendimento às normas descritas abaixo.

Os textos devem ser digitados no editor de textos Word for Windows, em espaço duplo, com margem esquerda de 3 cm e margem direita de 2 cm, margem superior 2,5 cm e inferior 1,5 cm, fonte Times New Roman 12, respeitando o número máximo de palavras definido pela forma dos textos. Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de resumo e palavras-chave alusivas à temática, com exceção da seção de Entrevista. O número máximo é de 6 (seis) palavras-chave.

Nos textos que incluam ilustrações devem estar apresentadas em formato tiff ou ai ou cdr ou psd, com resolução mínima de 200 dpi, tamanho máximo 16 x 20 cm, com legenda e fonte Times New Roman 10. Tabelas e gráficos podem ser produzidos em Word ou Excel. Elas devem ser apresentadas em arquivos separados e inseridas no sistema como documentos suplementares, com respectivas legendas e numeração. No texto deve haver indicação do local de inserção de cada uma delas. Deve ser providenciada uma cópia do texto, na versão PDF, com inserção das ilustrações. O número de material ilustrativo deve ser de, no máximo, cinco por artigo. Salvo exceções específicas ao campo temático do texto, quando deverá haver negociação prévia com os editores. Todo materia ilustrativo deve ser numerado consecutivamente, ter título com apenas as iniciais em maiúsculas e estar citado no texto. Na folha de rosto devem constar título (em português e inglês) e dados dos autores com as informações na seguinte ordem:

Autor principal: vínculo institucional, endereço completo para correspondência, telefones de contato, e-mail.

Co-autores: vínculo institucional e e-mail.

Caso não tenha um vínculo institucional, informar a atividade profissional. Não se deve informar a titulação dos autores.

Em caso de textos referentes à resultados de pesquisa com seres humanos, o estudo deve ter sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e, quando necessário, pelo Comitê de Acesso à Biodiversidade.

No momento da submissão do texto, o(s) autor(es) pode(m) sinalizar os revisores que possam apresentar conflitos de interesse em relação ao objeto do texto ou, ainda, sugerir nomes de pareceristas.

No caso de dois autores ou mais, as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo devem ser especificadas ao final do texto, antes das referências, de acordo com os critérios de autoria estabelecidos nas deliberações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Este Comitê determina que o reconhecimento da autoria deve se basear na contribuição substancial de cada autor relacionando-a aos seguintes aspectos como a concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; a redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual; e a aprovação final da versão a ser publicada. Modelos a seguir:

Modelo 1: "Autor A responsabilizou-se pela concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados…; Autor B responsabilizou-se pela redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual; autor C responsabilizou-se pela aprovação final da versão a ser publicada

Modelo 2: "Todos os autores trabalharam nas diversas etapas de produção do texto."

Na primeira página devem constar em português e inglês, o título, o resumo (até 150 palavras) e o máximo de cinco palavras-chave. A contagem do número de palavras do resumo não inclui o título e as palavras-chave.

Notas de rodapé – devem ser evitadas.

Citações - referências no texto devem subordinar-se à forma -Autor, ano, página, em caixa baixa (apenas a primeira letra do sobrenome do autor em caixa alta) conforme o exemplo: " O conceito de necessidade diz respeito ao que já se formou, que não pode ser desfeito e passou a ser base para toda atividade emergente do sujeito individual e coletivo” (Minayo, 2010, p. 331).

No caso de citações literais de até três linhas, ela deve vir entre aspas, sem destaque em itálico e, em entre parênteses (Sobrenome do autor, data, p.xx, sem espaço entre o ponto e o número). Citações literais de mais de três linhas deve estar em parágrafo destacado do texto (um enter antes e um depois), com 4 cm de recuo à esquerda, fonte menor que a utilizada no texto, em espaço simples, sem aspas ou itálico, terminando na margem direita do texto e, entre parênteses, o sobrenome do autor, data, página. Os parênteses são utilizados somente para indicar autoria e o colchete para indicar fragmento de citação, por exemplo: “ O Estudo das políticas de saúde na área de Saúde Coletiva ocupou [...] um lugar central [...]”. (Cohn, 2012, p. 219).

Quando serão citados vários autores em sequência, a citação deve ser do mais antigo para o mais recente, separados por ponto e vírgula: ( Saviani, 1994; Minayo, 2010; Vasconcelos & Pasche, 2012). Textos escritos por mais de três autores, utiliza-se o et al.: Campos et al., 2012. Obras de um mesmo autor publicadas em um mesmo ano, após explicitar o ano da publicação acrescenta-se letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento (Campos, 2012a, 2012b).

REFERÊNCIAS

As referências são listadas no final do texto e trazem os nomes de todos os autores citados no texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2002). O Título deve estar destacado em negrito, enquanto que o sub-título, não. Não é preciso especificar o número de páginas. A segunda e demais referências de um mesmo autor/autores devem ser substituídas por um traço sublinear representando seis espaços, seguido de ponto, sempre da mais recente para a mais antiga. Se houver mudança de página, é necessário repetir o nome do autor.

1- LIVROS:

MINAYO, M.C.S. Os homens de ferro: estudo sobre os trabalhadores da Vale do Rio Doce em Itabira.Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.

MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

Dois ou três autores, separar com ponto e vírgula; mais de três autores, indicar o primeiro autor, acrescentando-se a expressão et al. Ex.:

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, AMC.; TEIXEIRA, JJV. (Orgs.). O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

CAMPOS et al (Org,). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2012.

Quando o Autor do livro é o mesmo do autor do capítulo: HARTZ, Z.M.A.. Explorando novos caminhos na pesquisa avaliativa das ações de saúde. In: ______ (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação dos programas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1997. p.19-28.

Se o Autor do livro é diferente do autor do capítulo: VALLA, VV.; GUIMARÃES, MB.; LACERDA, A. Religiosidade, apoio social e cuidado integral à saúde: uma proposta de investigação voltada para as classes populares. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, RA. (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2004. p.103-18.

 2- CAPÍTULOS DE LIVRO:

Apenas o título do livro é destacado, em negrito, é obrigatório indicar, ao final da referência, a página inicial e final do capítulo citado.

MINAYO, MCS. Hermenêutica-dialética como caminho do pensamento social. In: Minayo, MCS & DESLANDES, SF (org.). Caminhos do Pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002, p.83-107.

3- REGRAS ESPECÍFICAS

1- Autor é uma instituição ou entidade:

BRASIL. Manual de Auditoria do Sistema Nacional de Auditoria. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2. ed., 1998.

 4- SÉRIES E COLEÇÕES:

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. (Visão do futuro, v.1).

 5- ARTIGOS EM PERIÓDICOS

O título do periódico é destacado em negrito e após o volume e o número, deve estar explícito as páginas em que o artigo foi publicado.

TEIXEIRA, R.R. Modelos comunicacionais e práticas de saúde. Interface– Comunic., Saude, Educ., v.1, n.1, p.7-40, 1997.

 5- TESES E DISSERTAÇÕES

Apenas as palavras Tese ou Dissertação são destacadas em negrito. SILVA, M. B. P. da. Um estudo da relação entre resultados do concurso vestibular e desempenho acadêmico em psicologia. Curitiba, 1989. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná

IYDA, M. Mudanças nas relações de produção e migração: o caso de Botucatu e São Manuel. 1979. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1979.

 6- RESUMOS EM ANAIS DE EVENTOS

Apenas a palavra Anais é destacada em negrito

PAIM, J.S. O SUS no ensino médico: retórica ou realidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 33., 1995, São Paulo. Anais... São Paulo, 1995. p.5.

 No caso de Artigos e Resumos, se o trabalho for consultado on-line, deve-se mencionar o endereço eletrônico: Disponível em:<...>. Acesso em (dia, mês, ano). Se o trabalho for consultado em material impresso, colocar página inicial e final.

 7- DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Apenas o título do periódico é destacado, em negrito. Os autores devem verificar se os endereços eletrônicos (URL) citados no texto ainda estão ativos. Se a referência incluir o DOI, este deve ser mantido. Quando a citação for tirada do SciELO, sempre vem o Doi junto; em outros casos, nem sempre.

ANTUNES, Arthur Velloso; COSTA, Moacir Nascimento. Dimensionamento de pessoal de enfermagem em um hospital universitário. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 6,dez. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000600019&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 11 jul. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000600019.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Revista Gerais de Saúde Pública do SUS/MG