Educação permanente e parada cardiorrespiratória: um relato de experiência no âmbito da enfermagem

Verônica Marques de Assis Gonçalves

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma instituição hospitalar de uma capital da região Sudeste do Brasil, especializada na assistência às crianças e aos adolescentes com distúrbios psiquiátricos, quanto à atualização da equipe de enfermagem para o atendimento à parada cardiorrespiratória, baseando-se no referencial da Educação Permanente em Saúde. Buscou-se construir uma qualificação dos trabalhadores durante ações e serviços de saúde em consonância com a estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A Educação Permanente contribuiu para a interação dos indivíduos, auxiliou o comprometimento profissional, desenvolveu a consciência de grupo relacionada à atuação da equipe e posicionamento do ator
diante dessa situação clínica. A experiência favoreceu a integração entre os setores de coordenação de educação permanente e os trabalhadores da unidade em questão, preparando os proissionais por meio do desenvolvimento da capacidade crítica e integrativa para modificar e reorientar a atuação prática durante o atendimento à parada cardiorrespiratória.


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Revista Gerais de Saúde Pública do SUS/MG