A utilização do método clínico centrado na pessoa e a relação com a melhoria da performance clínica de médicos do programa de educação permanente para médicos da estratégia de saúde da família da região ampliada de saúde Jequitinhonha - MG

Cleya da Silva Santana Cruz, Daisy de Rezende Figueiredo Fernandes, Sheyla Ribeiro Rocha Martins, Evanildo José da Silva, João Batista Silvério, Leida Calegário de Oliveira

Resumo


O Programa de Educação Permanente para Médicos da Estratégia de Saúde da Família (PEP) foi implantado na Região Ampliada de Saúde Jequitinhonha (RASJ), em 2010, com a finalidade de melhorar o nível de resolubilidade da Atenção Primária à Saúde, com a utilização da educação permanente voltada ao Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) e melhoria da performance clínica dos médicos. Este trabalho objetivou avaliar o programa na RASJ. Foi desenvolvido em 14 municípios, com 31 médicos e 383 usuários dos serviços. Pesquisa descritiva e quantitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados questionários e gravações das entrevistas das consultas. Foi realizada análise descritiva dos dados e aplicado o X2 e o Teste Exato de Fisher. Os médicos relataram redução de encaminhamentos (93,5%) e pedidos de exames desnecessários (96,8%), assim como reestruturação das consultas (93,5%); 76,1% dos usuários perceberam melhoria nos atendimentos após a participação do médico no PEP. Conclui-se, assim, que a educação permanente nos moldes do PEP pode melhorar o desempenho clínico dos médicos e aumentar o envolvimento do usuário no atendimento pela utilização do MCCP.


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Revista Gerais de Saúde Pública do SUS/MG